Believe the children for a future

quinta-feira, novembro 02, 2006

1º Dia de Estágio


Olá Pessoal!

Tal como vos prometi então cá vai.....
Neste meu primeiro dia de estágio no momento que entrei na sala fui de imediato observada pelas crianças que não tardaram a sorrir-me quando falava com elas. Utilizando uma história que levei nesse dia pude logo estabelecer uma interacção com as crianças, bastante agradável. Brincámos com a história imitamos o burro que fazia YO, YO, YO, e acreditando que é a brincar e a interagir que a criança tem a possibilidade de se “conhecer a si própria e a conhecer o meio ambiente” [1] começámos por estabelecer uma relação de amizade e de respeito e porque é a brincar que se desenvolvem grandes acções, Montessori (1949) pp. 42 diz-nos que poderemos designar por «Brincar» como sendo uma actividade plena de sentido por parte da criança e a sua aprendizagem do mundo e constitui a base do seu desenvolvimento enquanto criança.Seguidamente perguntei-lhes se gostavam de desenhar o burro ao qual eles disseram logo que sim! Mas este desenho era diferente, era numa folha muito grande, onde eles teriam de partilhar o espaço e os lápis. As crianças nestas idades, têm o prazer de desenhar, pelo prazer de mover o seu próprio corpo. Segundo Rolo (2005), “O desenho é, juntamente com a pintura, a actividade plástica mais frequente na etapa infantil.. A criança começa por desenhar pelo prazer de mover com o seu próprio corpo um meio gráfico sobre um suporte, aliado ao prazer de ver a superfície desse suporte ficar animada pelas linhas resultantes desse movimento.” (p.14).
[1] Parramón Ediciones, S.A. Manual de educação infantil. (Vol.I). 2002

Com este desenho pretendemos também conhecer a evolução que eles vão mantendo ao longo do tempo, já que, gostaríamos de realizar uma actividade semelhante mais para o meio do ano e igualmente no fim.
Em suma, foi um dia muito enriquecedor e amanhã há mais!!!!!!

3 Comments:

At novembro 03, 2006 12:25 da tarde, Blogger Carla Marina said...

É tão bom entrar no mundo das crianças...

 
At novembro 04, 2006 12:58 da tarde, Anonymous Salomé Rodrigues said...

Obrigada por partilhares connosco esse teu dia, as citações vão me ajudar eheheh
beijo grande
Salomé

 
At novembro 07, 2006 6:20 da tarde, Blogger Sofia said...

que este teu primeiro dia de estágio seja um caminho cheio de aprendizagens e vitorias, mereces! e com a equipa que tens, tenho a certeza que vais continuar a brilhar!!!
Mil beijinhos

 

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home

http://ondulandoempalavras.blogspot.com/